Transversal do Tempo – 2a temporada

Direção: Sérgio Roizenblit
Gênero: Série Documental
Idioma: Português
Duração: 26"

Série documental em 13 episódios de 26 minutos que mostra 13 histórias de brasileiros contemporâneos que reinventaram suas funções na sociedade depois dos 60 anos de idade. São múltiplas trajetórias de personagens de várias classes sociais, homens e mulheres, famosos e anônimos, artistas, empreendedores, profissionais liberais, aposentados. 

O número de idosos – pessoas com mais de 60 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) – irá triplicar no Brasil até 2050. O crescimento desta população no país caminha num ritmo muito maior do que o da média mundial, que dobrará de tamanho no mesmo período. Atualmente cerca de 12,5% dos brasileiros são idosos – percentual muito próximo do patamar de 14% – taxa de entrada no clube das nações envelhecidas, segundo a OMS. Hoje este clube é frequentado pela França, Inglaterra e Canadá, por exemplo. 

Em 2050 estimativas calculam que 30% dos brasileiros serão idosos. A causa deste crescimento acelerado está no fato de que há 15 anos os casais brasileiros têm menos de dois filhos em média, taxa inferior ao necessário para repor os pais. Enquanto isso, a expectativa de vida de vida aumenta a cada ano. 

Transversal do Tempo capta como este desafio de se reinventar permeia as angústias destes habitantes nas principais cidades brasileiras, hoje pressionados pela exigência crescente de vitalidade juvenil. Mais que desafio, a reinvenção pessoal é uma necessidade do mundo contemporâneo – a boa notícia é que, se superado, este momento de vida pode vir acompanhado de autoconhecimento e alegria.