Saúde Indígena

2024
Direção: Sérgio Roizenblit
Gênero: Documentário
Idioma: Português
Duração: 70

A missão do ISAS, Instituto de Saúde Sustentável, é promover atividades de atenção primária à saúde na Amazônia e demais territórios indígenas, ribeirinhos e quilombolas do Brasil, para melhorar o estado de saúde individual, comunitário e regional dessas populações.

A organização atua por meio de expedições realizadas em diversas terras indígenas, levando atendimento médico e odontológico, Nosso documentário vai acompanhar uma (ou mais) expedição, mostrando a atuação desses voluntários e seu impacto na melhoria da saúde da população.

E como uma vida saudável começa muito antes do tratamento médico, o ISAS também atende essas populações dando assistência ambiental e de sustentabilidade, para que possam obter recursos e renda a partir de suas terras a conhecimentos tradicionais.

A partir da questão crucial de sustentabilidade dos povos indígenas vamos abordar suas condições gerais de sobrevivência: segurança alimentar, acesso à água, condições de caça, pesca, coleta e cultivo.

Queremos mostrar a importância dos cuidados com as populações indígenas realizado pelo ISAS, incentivar mais ações desse tipo e, ao mesmo tempo, alavancar a reflexão sobre a importância dos povos indígenas com a manutenção do meio ambiente em que vivem. Porque “cuidar dos povos originários também é cuidar da floresta, do meio ambiente e do futuro do nosso planeta”.